Hepatite
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Também pode surgir por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os sintomas mais evidentes demoram para aparecer, por isso quando diagnosticada, normalmente a hepatite está em estágio bem avançado.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto: A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C. Em seguida vem a Hepatite B, com aproximadamente 20%.
As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, e estes são muito confundidos com outros desconfortos. Por isso, muitos têm e poucos sabem. A melhor maneira de descobrir é fazendo o teste. Quando os sintomas estão presentes, podem ser:
Hepatite A e B:
-
-
- Dor ou desconforto abdominal
- Dor muscular
- Fadiga
- Náusea e vômitos
- Perda de apetite
- Febre
- Urina escura
- Amarelamento da pele e olhos
-
Hepatite C:
-
-
- Dor ou inchaço abdominal
- Fadiga
- Náusea e vômitos
- Perda de apetite
- Febre
- Urina escura
- Coceira
- Amarelamento da pele e olhos
- Sangramento no esôfago ou no estômago
-
Cuidados – O cuidado para a prevenção das Hepatites se dá no dia a dia. Lavar sempre as mãos e os alimentos, usar camisinha no ato sexual, usar materiais descartáveis ao fazer tatuagens, usar alicates de cutícula próprios e/ou esterilizados, não compartilhar seringas e objetos pontiagudos. Esses são alguns dos hábitos de prevenção fáceis de seguir e que levam a uma vida saudável.
Vacina – A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B e está disponível gratuitamente no SUS. Entretanto, quem se vacina para o tipo B se protege também para hepatite D.
O SUS oferece teste gratuito para Hepatites. O teste é simples e rápido. Basta uma gota de sangue, com uma leve picada na ponta do dedo.
O SUS oferece tratamento gratuito para todos independente do grau de lesão do fígado. O tratamento dura 12 semanas e tem pouco ou nenhum efeito colateral.
Hoje Hepatite tem cura.
HIV
O HIV é um retrovírus e é uma Infecção Sexualmente Transmissível (DST). Esses vírus têm características próprias como:
-
-
- Período de incubação longo antes do aparecimento dos sintomas da doença
- Infecção das células do sangue e do sistema nervoso
- Dano e até destruição total do sistema imune
-
A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
O HIV é capaz de alterar o DNA de quem é infectado e faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, ataca o sistema imunológico em busca de mais locais para infecção e deixa o corpo fraco, aberto para outras doenças.
Nem todo paciente que é soropositivo desenvolve a Aids. Isso porque hoje em dia já existe o tratamento com um coquetel de antirretrovirais, fornecido pelo SUS.
IMPORTANTE: Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais sem preservativos, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
A melhor técnica de conter a Aids / HIV é combinar diferentes formas de prevenção.
A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, podem ser evitadas. Ela acontece das seguintes formas:
-
-
- Sexo vaginal sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Transfusão de sangue contaminado
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
-
É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:
-
-
- Sexo, desde que se use corretamente a camisinha
- Masturbação a dois
- Beijo no rosto ou na boca
- Suor e lágrima
- Picada de inseto
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete/toalha/lençóis
- Talheres/copos
- Assento de ônibus
- Piscina
- Banheiro
- Doação de sangue
- Pelo ar
-
O tratamento para a infecção pelo vírus HIV é feito por meio de medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo, ajudando a combater a doença e a fortalecer o sistema imunológico, apesar de não serem capazes de eliminar o vírus do organismo. Esses medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS independente da carga viral que a pessoa possui, só sendo necessário apenas que se tenha a prescrição médica. Apesar de não haver uma cura, é importante seguir o tratamento indicado para que seja possível diminuir a carga viral e aumentar a qualidade de vida da pessoa, além de também diminuir o risco do desenvolvimento de doenças externas.
O SUS também disponibiliza o teste de HIV gratuitamente. O teste é aplicado tanto para saber da contaminação como para monitorar a quantidade de carga viral e, dessa forma, verificar se o paciente está respondendo bem ao tratamento.
Se você tem alguma dúvida, procure o SUS, faça o teste.
Fonte e mais informações: Ministério da Saúde